PRÉMIOS

 

A Enging Lda., participante no programa MOVE PME em 2013, vence prémio de empreendedorismo com o projeto EMS MCM – sistema de diagnóstico de avarias em motores através de variáveis elétricas.

Parabéns a toda a equipa da Enging!

 

A todos os Inovadores e Empreendedores…

 

É já no dia 10 de Abril, a partir das 17h30, que a Building Global Innovators (BGI) estará na Incubadora do IPN.

 

Venha participar no painel de discussão dedicado aos “Desafios no lançamento de novos negócios de base tecnológica” que vai juntar agentes representativos do ecossistema português de investimento e incubação.

 

A sessão coincide com o lançamento da 5.ª edição da BGI que irá premiar as 4 startups de base tecnológica, com maior capacidade inovadora, com apoios financeiros de até um milhão de euros.

 

Entrada livre, limitada aos lugares existentes. Registe-se através do e-mail: mitportugal-iei@iscte.pt

 

Concretize o seu projeto, realize o seu sonho!

 

PROGRAMA

 

17h30 Nota de boas-vindas, Professora Teresa Mendes, Presidente Direção IPN

17h40 Painel debate com a participação de:

• Teresa Mendes, IPN

• Maria Semedo, Smart Ventures Business Angels SGPS

• João Barreto, RDFixer, Alumni BGI

• Gonçalo Amorim, BGI

18h30 Espaço de Networking

 

Local: IPN Incubadora, Rua Pedro Nunes 3030-199 Coimbra.

 

A não perder… Inscreva-se já!

 

Mais informações em: BGI

 

www.betbreakingtech.org

 

O BET – Bring Entrepreneurs Together – a maior Associação de Empreendedorismo jovem do país, sediada na Católica-Lisbon School of Business and Economics, promove pela primeira vez em Portugal o BET Breaking Tech, nos dias 8 e 9 de Março do presente ano. O BET Breaking Tech vem impulsionar a criação de startups assentes em algumas das tecnologias que vão mudar por completo o mundo como o conhecemos. 30 equipas de jovens empreendedores vão competir por um prémio de 5000€ - powered by Everis. Para o ganhar têm de ter a melhor ideia de negócio numa das seguintes áreas a concurso: Big Data, Cloud, IT, Mobile, Energias Renováveis e Internet of Things/M2M (incluindo Smart Cities).

 

Até ao dia 28 de fevereiro de 2014, os empreendedores com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, poderão candidatar-se ao processo de mentoring, submetendo a sua candidatura/projetos, através da plataforma www.redementor.pt.

 

Saiba mais em http://www.pofc.qren.pt/media/noticias/entity/rede-mentor--abertas-as-candidaturas-ao-processo-de-mentoring

.

Future Match na CeBIT

 

10 a 14 de Março 2014 - Hannover, Alemanha

 

De 10 a 14 de Março realiza-se a 16ª edição do brokerage internacional Future Match na CeBIT 2014 em Hannover. A CEBIT é a maior feira europeia na área das tecnologias de informação e comunicação com mais de 4.000 expositores e 280.000 visitantes em 2013.

 

A Agência de Inovação, no âmbito da rede Enterprise Europe Network, promove novamente a participação portuguesa neste evento que ajuda start-ups, PME's e centros de investigação a encontrarem parcerias tecnológicas internacionais através reuniões bilaterais pré-agendadas.

 

Registe-se já em: http://www.b2match.eu/futurematch

Registo e Submissão de perfis até 23 de Fevereiro de 2014

 

Condições de participação:

Preço: 110 euros + IVA (inclui bilhetes de acesso à feira para 2 pessoas).

 

Mais informações:

Bibiana Dantas (eenetwork@adi.pt)

Enterprise Europe Network - Portugal

Tel.:22 616 78 20

 

Financiamento de Doutoramentos em Ambiente Empresarial

 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia tem aberto até 24 de março de 2014 concurso para financiamento de Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial.

Estes programas envolvem, obrigatoriamente, a colaboração entre pelo menos uma universidade ou um instituto universitário português, uma unidade de I&D portuguesa registada na FCT (podendo qualquer um deles ser a proponente) e uma empresa com atividade significativa de I&D.

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 9 de janeiro de 2014 e 24 de março de 2014 (até às 17.00h, hora de Lisboa).

 

Toda a informação em

www.fct.pt/apoios/programasdoutoramento/concursos/2013a

 

Aviso de abertura do Concurso:

www.fct.pt/apoios/programasdoutoramento/concursos/2013a/docs/edital_ambienteempresarial_2013.pdf

 

Contacto para pedidos de esclarecimento

programas.doutoramento@fct.pt

 

Ideias de Origem Portuguesa

 

Encontram-se abertas até 31 de Março, as candidaturas para uma nova edição do “Concurso Ideias de Origem Portuguesa”, que compõem a iniciativa FAZ, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e que tem como um dos objetivos “aproximar a diáspora portuguesa do seu país".

 

Ideias de Origem Portuguesa é um concurso, na área do empreendedorismo social, que pretende encontrar e promover projetos nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social, Diálogo Cultural e Envelhecimento.

 

Para participar só é necessário constituir uma equipa de 3 pessoas que integre pelo menos um português ou lusodescendente residente no estrangeiro e submeter um vídeo ilustrativo da ideia que propõe

 

Mais informações poderão ser obtidas no site

 http://2014.ideiasdeorigemportuguesa.org/

 

 

Os jovens empreendedores com formação universitária têm, até 15 de novembro, a possibilidade de candidatar as suas ideias para um projeto empresarial ao programa Passaporte para o Empreendedorismo.

Trata-se de uma medida do IAPMEI que apoia projetos de empreendedorismo inovador com potencial de crescimento, desenvolvidos por jovens licenciados, com idade até aos 30 anos, ou até aos 34 anos, no caso de possuírem mestrado ou doutoramento.

Durante um período mínimo de 4 e máximo de 12 meses, os jovens podem beneficiar da atribuição de uma bolsa mensal para trabalharem a sua ideia de negócio, que será complementada com aconselhamento e assistência técnica no desenvolvimento do projeto empresarial.

 

Consulte a informação em anexo e candidate-se!

Mais informação em www.passaporteempreendedorismo.pt ou em www.iapmei.pt .

 

Vídeo Passaporte para o Empreendedorismo, Programa O Seu Dinheiro

 

Conheça a iniciativa da Câmara Municipal de Penela que irá revolucionar os seus conceitos sobre Empreendedorismo e Inovação Rural: Smart Rural Idea Challenge.

 

Este concurso visa desafiar a comunidade a apresentar soluções aos principais problemas das áreas rurais e/ou melhorar a qualidade de vida da população rural.

 

Podem concorrer pessoas singulares, maiores de 18 anos (na data limite de entrega da candidatura), individualmente ou em grupo, bem como pessoas coletivas recentemente constituídas e sem atividade significativa (inferior a 1 ano à data de submissão da candidatura).

 

Serão cerca de 12 500€ distribuídos entre os vencedores das 2 tipologias a concurso: Inovação Social e Inovação Tecnológica. Aos premiados serão ainda atribuídos outros prémios não-pecuniários.

 

As ideias deverão enquadrar-se nas seguintes áreas temáticas: Desenvolvimento social e bem-estar; Recursos naturais; Turismo e identidade local; e Cidadania e empreendedorismo.

 

A data limite para a apresentação de candidaturas é 20 de setembro até às 23h30.

 

Participe. Mostre a força e o valor do Empreendedor Rural português!

 

Mais informações em: Câmara Municipal de Penela

 

Acesso a financiamento da UE

 

O presente sítio Web ajuda-o a apresentar um pedido de financiamento com a participação de fundos da União Europeia. Para tal, clique no seu país para localizar os bancos ou fundos de capital de risco que proporcionam financiamento com o apoio da UE:

 

http://access2eufinance.ec.europa.eu/youreurope/business/finance-support/access-to-finance/index_pt.htm

 

Acesso ao financiamento

access2eufinance.ec.europa.eu

EUROPA - A UE compromete-se a melhorar o acesso das PME ao financiamento, o apoio indirecto através de programas de inovação e o apoio directo através de subsídios.

PROGRAMA EGE

Especialização em Gestão Empresarial

O IFDEP encontra-se a desenvolver a nível nacional o Programa EGE (Especialização em Gestão Empresarial).

O Programa EGE aposta numa formação prática, estimulando o desenvolvimento pessoal dos participantes mediante a análise de casos, a realização de trabalhos em grupo e de apresentações ao longo de todo o programa. Mais informações aqui.

KOMPLEXO – FAME PORTO

A KOMPLEXO convida-o a fazer uma visita pela sua página www.komplexo.com onde pode encontrar algumas das mais recentes peças. Estas foram elaboradas para comunicar a celebração de vários momentos que merecem ser festejados, sejam eles, casamentos, baptizados, aniversários, bodas...

Uma vez que estes momentos são únicos e especiais, a empresa desenvolve um trabalho muito pessoal. Por isso, todas as peças da KOMPLEXO podem ser alteradas e adaptadas ao gosto do cliente.

Desafie a KOMPLEXO e apresente as suas ideias!

A KOMPLEXO foi criada por Alexandra Duarte participante do FAME PORTO estando sedeada na Praça da República na cidade do Porto.

 

ENOTERRA – FAME PORTO

 

A Enoterra tem como missão posicionar-se no mercado como uma referência de qualidade, excelência e profissionalismo, disponibilizando a melhor selecção de produtos alimentares e um serviço diferenciado, atendendo às necessidades dos consumidores mais exigentes.

A ideia base consiste na comercialização de produtos alimentares de elevada qualidade assente num serviço de proximidade e com aconselhamento técnico.

A sua acção está focada em lojas de produtos seleccionados, habitualmente designadas por espaços gourmet  e também na restauração de topo e canal HORECA.

A sua preocupação está focada na colocação à disposição do cliente de uma selecção cuidada de produtos nacionais, na sua maioria de origem  biológica, nomeadamente cogumelos, produtos regionais, doces e compotas tradicionais e vinhos. Estes últimos representados em regime de exclusividade. Elisa Matos é a promotora da ENOTERRA e frequentou o FAME edição PORTO.

 

 

 

IFDEP DESENVOLVE PROGRAMA MOVEPME NA ZONA CENTRO DO PAÍS

O IFDEP (Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal) em parceria com a AIP (Associação Industrial Portuguesa) tem em curso o Programa MOVE PME na zona centro do país. Este programa visa implementar sistemas de gestão de qualidade, gestão ambiental e gestão alimentar em pequenas e médias empresas da zona centro do país. O Programa MOVE PME arranca assim para a sua segunda edição tendo sido possível no passado recente implementar sistemas de gestão de qualidade em diversas empresas da zona centro do país. Algumas das empresas certificadas ao abrigo deste projecto são: DALIFAL, ORIMA, BOLSEIRA, SOCRIZ, SOCÉRTIMA, CONSTRUÇÕES RODRIGUES E FILHO, VALTER FERREIRA ARCANJO.

 

No âmbito das anteriores edições foi ainda possível destacar a intervenção do IFDEP na empresa DALIFAL, a qual constituiu um objecto de estudo e foi alvo de publicação numa obra orientada pelo Professor Crespo de Carvalho.

O programa visa reforçar os conhecimentos de gestão dos empresários assim como reformular os actuais modelos de gestão. O programa obedece a uma metodologia assente em consultoria e acções de formação e deverá decorrer até ao final do ano de 2013.

Até 2013 o IFDEP irá abranger 65 empresas oriundas dos vários distritos da zona centro do país.

 

FORMTIVITY CERTIFICADA PELA DGERT – FAME PORTO

 

A FORMTIVITY foi uma das primeiras empresas a ser certificada pela DGERT para desenvolver actividade formativa. Este desafio foi superado graças ao apoio do Programa FAME. No âmbito das horas de consultoria foi possível certificar a empresa segundo o novo referencial da DGERT. De relembrar que a FORMTIVITY foi criada por Luísa Silva, no âmbito da edição do Porto do Programa FAME.

 

DALIFAL certificada após implementação do sistema de gestão de pqualidade pelo IFDEP

A empresa DALIFAL com sede em São Martinho de Árvore viu certificado o seu sistema de gestão de qualidade segundo a NP EN ISO 9001:2008. A intervenção na empresa foi conduzida pelo IFDEP e a sua equipa de consultores de qualidade no âmbito do Programa MOVE PME.

ATELIER ESCOLA MARGARIDA PEREIRA FAME PORTO

 

Arrancou no final de 2011 o Atelier Escola Margarida Pereira. Localizado no Porto, este é o resultado da determinação da sua promotora, Margarida Pereira, participante do Programa FAME edição Porto.

A empresa possui duas áreas principais de funcionamento: atelier escola e prestação de serviços de Modista. Na primeira destas áreas poderemos considerar a Formação no domínio da costura. Esta formação compreende: Iniciação à costura; Aprender a coser à máquina; Curso corte e costura; Modelação (módulos: básico, transformação e escalado); Especializações (arranjos de costura; transformações; reprodução de peças; decoração).

A empresa pretende assumir-se como uma referência na forma de ensinar a arte da confecção de vestuário, apostando na qualidade técnica dos cursos desenvolvidos. Pretende ser um atelier de alta costura que possa afirmar-se enquanto uma unidade de referência no panorama nacional. Margarida Pereira possui formação específica e uma vasta experiência profissional na área têxtil.

 

 

1

2

3

4

IFDEP
FAME

:: MORADA

 

Rua da Guiné nº 40, 3º Dto

3030-054 Coimbra

PORTUGAL

 

t. +351 239 403 030

f. +351 239 403 040

:: EMAILS

 

Geral: geral@ifdep.pt

Formação: formacao@ifdep.pt

Recursos Humanos: rh@ifdep.pt

Programa EGE: ege@ifdep.pt

Fame: fame@ifdep.pt

Direc Financeira: financeiro@ifdep.pt

:: COORDENADAS GPS Latitude: 40.1988715º Longitude: -8.4061610º URL: www.ifdep.pt