Programa FAME

 

O FAME é um Programa de Formação e Consultadoria de Apoio à Criação de Empresas, destinado a apoiar mulheres empreendedoras. O programa destina-se a mulheres, que pretendam integrar o mercado de trabalho através da criação do próprio emprego e que queiram apostar na concretização das suas ideias de negócio.

O modelo de actuação do FAME promovido pelo IFDEP assenta na combinação de vários eixos de apoio. A necessidade de intervenção ao nível do desenvolvimento das competências das pessoas ligadas aos novos projectos, assume-se como factor central para o alcance dos objectivos estabelecidos e para a promoção do espírito empreendedor e da capacidade de iniciativa individual.

Para que este trabalho inicial dê bons resultados É necessário ir mais além. A formação é indispensável mas não suficiente por si só. O apoio ao nível dos primeiros passos da vida das empresas reveste-se da maior importância, altura em que o apoio de um consultor experiente é decisivo para o vingar das iniciativas.

 

O Programa FAME é desenvolvido a nível nacional, em vários distritos do país, procurando constituir-se como um referencial de formação e sensibilização das mulheres, para a necessidade de assumirem um maior protagonismo ao nível do tecido empresarial nacional.

 

 

O Programa MOVE PME está enquadrado no Eixo Prioritário 3 – Gestão e Aperfeiçoamento Profissional, Medida 3.1.1 - Programa de Formação - Acção para PME do POPH (Programa Operacional Potencial Humano), tendo como entidade gestora a AIP - Associação Industrial Portuguesa.

 

 

 

 

 

OBJECTIVOS

Os Objectivos gerais do programa FAME são:

 

• Fomentar o empreendedorismo junto do público feminino;

• Apoiar o público feminino na concretização das suas ideias de negócio;

• Contribuir para uma participação mais equilibrada e mais harmoniosa da mulher na sociedade Portuguesa.

• Reforçar a qualidade de participação das mulheres no mercado de trabalho;

• Apoiar a criação de redes de suporte ao empreendedorismo de mulheres, que disponibilizem, designadamente, formação especialmente adaptada à criação e consolidação de micro e pequenas empresas, favorecendo o acesso ao auto-emprego, por via de um reforço de competências ao nível da auto-confiança, capacidade de liderança, negociação e de gestão.

• Estimular a intervenção das mulheres na área da alta tecnologia e da economia.

 

 

São ainda objectivos concretos do FAME:

• Estimular o empreendedorismo feminino e promover a igualdade de oportunidades.

• Promover um programa de formação avançada, desenhado para apoiar a criação de micro e pequenas empresas.

• Prestar apoio de consultadoria especializada na elaboração dos planos de negócios.

• Criar uma rede de informação e cooperação.

• Incentivar o auto emprego através do reforço de competências pessoais e profissionais.

 

 

METODOLOGIA

O Programa FAME está estruturado em três eixos:

 

 

Acções de formação – Tem por objectivo dotar as participantes de conhecimentos de gestão fundamentais ao nascimento e condução dos seus negócios. Destinadas ao apoio à constituição e consolidação de micro e pequenas empresas promovidas por mulheres, bem como ao desenvolvimento das capacidades de participação em processos de decisão.

Acções de consultoria – Visa apoiar a consolidação do plano de negócios e a sua implementação objectiva, por parte das mulheres que tenham frequentado acções de formação empresarial. Terão acesso a esta componente as formandas que concluírem com sucesso a parte formativa e optarem pela criação do seu negócio.

 

 

Apoio Financeiro – As formandas que vierem a frequentar com aproveitamento a parte formativa, optarem por criar o seu próprio negócio e possuírem um plano de negócios aprovado pelo IFDEP serão alvo de um apoio financeiro no montante de 12 X IAS (indexante dos apoios sociais).

 

 

 

No final da acção de formação espera-se que as formandas tenham:

• Desenvolvido capacidades ao nível pessoal;

• Adquirido um leque de conhecimentos essenciais ao desenvolvimento de uma actividade económica;

• Desenvolvido instrumentos úteis para aplicação nas suas próprias empresas.

 

 

Nas empresas que vieram a ser criadas com o programa FAME haverá lugar a uma componente de consultadoria com a duração 80 horas no máximo por empresa.

 

 

Esta componente visa apoiar a elaboração do plano de negócio e conta com a participação de uma equipa multidisciplinar de consultores especializados.

 

A Consultadoria visa apoiar as candidatas que tenham concluído com sucesso a fase inicial de formação e que no final desta manifestem a vontade de criar o seu próprio negócio.

A consultoria é constituída por uma equipa multidisciplinar adequada às necessidades especificas da empresa a constituir e terá a duração máxima de 80 horas por empresa e visa a concepção do Plano de Negócios.

Temos uma longa experiência na elaboração de Planos de Negócio e na prestação de Serviços de Consultadoria.

Possuímos um modelo próprio de plano de negócios o qual possibilita uma visão completa do negócio em análise, assumindo-se como um elemento fundamental quer para a componente formativa quer para o planeamento e definição do novo negócio.

 

LOCAIS REALIZAÇÃO

Locais de Realização:

 

Acções desenvolvidas desde 2004:

 

• Porto (três acções)

• Santa Maria da Feira

• Setúbal

• Aveiro

• Coimbra (seis acções)

• Viseu (duas acções)

• Guarda

• Covilhã

• Castelo Branco

• Leiria

• Évora (três acções)

• Faro

 

 

Para saber onde poderá frequentar uma acção do Programa FAME queira por favor entrar em contacto com o IFDEP.

 

DESTINATÁRIOS

Mulheres empregadas ou desempregadas que pretendam integrar o mercado de trabalho, designadamente por via da criação do próprio emprego. Será dada preferência a Formandas que possuam projectos de criação de empresas já delineados e que se apresentem coerentes.

 

Grande parte do sucesso do Programa estará intimamente ligada com a capacidade de seleccionar correctamente as formandas. A forte promoção do Programa FAME junto dos principais órgãos de comunicação e o envolvimento de parceiros locais estratégicos são aspectos de grande importância.

 

 

 

Nota: as empresas a constituir pelas formandas deverão ser preferencialmente baseadas em conhecimento científico ou tecnológico. Será dada especial importância a empresas na área das novas tecnologias da informação e comunicação, e/ou pertencerem a sectores da actividade económica onde as mulheres se encontrem sub-representadas. As formandas deverão vir a assumir papéis de gerência nas empresas a criar.

 

 

 

ENCARGOS

As acções são totalmente financiadas não havendo qualquer encargo para as participantes.

IINSCRIÇÕES

Elementos necessários para formalizar a candidatura ao Programa FAME:

     - CV (Curriculum Vitae);

     - Carta de Manifestação de Interesse;

     - Fotocópia do Cartão de Contribuinte;

     - Fotocópia do Bilhete de Identidade;

     - Comprovativo da situação profissional;

     - Ficha de Inscrição Curso

     - Ficha de Formando

     - Descrição da Ideia de Negócio

 

Nota: Muito embora não seja obrigatória a entrega da descrição de ideia de negócio, esta será um elemento muito importante na selecção das candidaturas.

 

 

O envio destes elementos poderá ser realizado por email para: geral@ifdep.pt

 

ou por correio para:

IFDEP – Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal

Rua da Guiné nº 40 - 3º Dto.

3030-054 COIMBRA

 

Dúvidas e Esclarecimentos poderão ser obtidos via:

Email – geral@ifdep.pt

Telef. – 239 403 030

Fax – 239 403 040

WALL OF FAME

Empresas FAME:

 

Ao longo das várias edições, muitas foram as empresas que surguiram na sequência do programa FAME. Consulte aqui algumas dessas empresas.

 

 

 

FAME

IFDEP

:: MORADA

 

Rua da Guiné nº 40, 3º Dto

3030-054 Coimbra

PORTUGAL

 

t. +351 239 403 030

f. +351 239 403 040

:: EMAILS

 

Geral: geral@ifdep.pt

Formação: formacao@ifdep.pt

Recursos Humanos: rh@ifdep.pt

Programa EGE: ege@ifdep.pt

Fame: fame@ifdep.pt

Direc Financeira: financeiro@ifdep.pt

:: COORDENADAS GPS

 

Latitude: 40.1988715º

Longitude: -8.4061610º

 

URL: www.ifdep.pt